segunda-feira, janeiro 16, 2006

Diário de bordo

Este é o blog da revista "Futuro Presente". Foi fundada em 1980, com o sub-título "Revista de nova cultura". Comemorámos, portanto, vinte e cinco anos em 2005. Entre os seus fundadores estiveram António Pinheiro Torres, António Marques Bessa, Vítor Luis Rodrigues, Nuno Rogeiro e Jaime Nogueira Pinto, que tem sido sempre o seu Director. Actualmente a revista é publicada de dois em dois meses. Miguel Freitas da Costa é o Director Executivo, a Coordenação Editorial é de Bernardo Calheiros e o Desenho Gráfico e Paginação de Diogo Freitas da Costa.
Blog é a abreviatura de weblog, ou seja um log na web. Dava-se e dá-se o nome de log - no inglês que é a língua universal dos nossos dias - ao "registo escrito oficial de uma viagem, em especial num navio ou num avião". A web é aquilo a que vulgarmente chamamos "internet" e cujo nome original ou "técnico" é World Wide Web (é de onde vêm os três ws dos endereços electrónicos). Toda a gente, calculo, já sabe isto, mas vem sempre a propósito lembrar a origem das coisas. Só gente mais intrépida ou atrevida é que se atreve a falar da causa delas, como o Miguel Esteves Cardoso de outros tempos (mas era a brincar).
Este blog pretende ser o "diário de bordo" da nossa revista. Tentaremos ir registando os incidentes de percurso, sugestões, projectos, ideias ou lembranças que nos vão ocorrendo e que encontrarão ou não o seu lugar nos números em preparação. Dos livros que estamos ou não a ler, dos filmes, das pessoas, dos temas que nos vão interessando. Não queremos falar de tudo. Queremos falar só do que tenha a ver com a nossa revista. Queremos ir fazendo o "diário de bordo" da nossa viagem editorial. Já não é pouco, se conseguirmos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial