GRANDES PORTUGUESES -2 : FROM RUSSIA WITH (OUT) DOCT. ODETE SANTOS
Em 1963 saiu o segundo James Bond,"From Russia with love". Na época eu tinha uma paixão que, como o nacionalismo para os políticamente correctos, era "exacerbada"! Exacerbada, obcessiva, romântica, platónica e até um bocadinho infeliz. Cultivava o género. Lembro-me de uma frase do Roger Nimier,"Hussard" e um dos meus autores preferidos ao tempo-"Et c'était beau comm'un amour malheureux..."A miúda era giríssima,loira, pequenina e de origem russa; ou melhor "alemã do Báltico". Deve ter sido o meu primeiro sentimento sério ou a sério depois da Audrey Hepburn de Férias em Roma aos 12 anos. O From Russia with love, passado em Constantinopla era obrigatório neste contexto e vi-o várias vezes, com aquela ritualidade dos amores secretos. As comunistas da "guerra fria" também eram outra coisa.
2 Comentários:
A Tatiana Romanova do Bond era uma delicada italiana chamada Daniela Bianchi. Já a Jovanka Titova do «Grandes Portugueses» era capaz de ser um extra-terrestre disfarçado.
Essa dedadência dos modelos,e neste caso "das"modelos, também ajuda a explicar o fim do Império soviético.Mas já a Madame Kruschev era assustadora!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial