domingo, março 09, 2008

PASSEIO DE DOMINGO - CIDADE VELHA (CABO VERDE)

A "Cidade Velha" em Santiago, Cabo Verde. Esta semana, na quarta-feira, 12 de Março, vamos para a Praia, para as primeiras "Conferências Lusófonas". O "vamos" - ou o "nós" do "vamos"-são além de mim, o Fernando Catroga, a Inês Pinto Basto, o Jorge Seabra, o José Carlos Seabra Pereira , todos professores da Universidade de Coimbra;´e a Ana Rita Padeira, o Augusto M.Seabra e o Miguel Freitas da Costa daqui de Lisboa. Vem também connosco, de Moçambique,
o Nelson Saúte.
A temática destas conferências é "Fim do Império-Princípio das Nações" e tem a ver com os modos de ver, sentir e viver , em Portugal e nos países lusófonos, a conjuntura histórica do século XX até à Descolonização, historiando as percepções da I República e do Estado Novo, bem como as visões da Literatura e do Cinema, antes e depois do 25 de Abril.

2 Comentários:

Blogger José Henrique Sousa de Azevedo disse...

O Sr. Professor podia escrever um livro sobre a descolonização e desmistificar a ideia de que Salazar/Caetano maltrataram os povos das províncias ultramarinas.

terça-feira, março 11, 2008 8:51:00 da tarde  
Blogger Castela disse...

Dr. Jaime
Estou muito contente pela Cidade Velha ter sido considerada Património Mundial da Humanidade. É uma vitória de Cabo Verde e também de toda a lusofonia.
É tempo de começar a pensar no próximo Património Mundial em Cabo Verde. Qual é para si o sítio que se segue?
Parabéns pelo blogue.
Castela (do www.portugalnotavel)

sábado, junho 27, 2009 3:50:00 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial