domingo, novembro 30, 2008

PASSEIO DE DOMINGO - DE VOLTA ÀS RAÍZES

Passeio Alegre, Foz do Douro, Porto. Foi a minha primeira imagem do mar e hoje apeteceu-me cá voltar. Esta luz e estas nuvens, estes rochedos e esta espuma vi-os depois em muitos outros lugares - Em Valparaíso no Chile, em Benguela em Angola, na costa do Maine, até mesmo em São Salvador da Baía... Mas aqui foi a primeira vez.
E como estamos em tempo pessoano, com o Colóquio de encerramento dos 120 anos do nascimento do poeta, deixo aqui um Heterónimo significativo:

Uma após uma as ondas apressadas
Enrolam o seu verde movimento
E chiam a alva 'spuma
No moreno das praias.
Uma após uma as nuvens vagarosas
Rasgam o seu redondo movimento
E o sol aquece o 'spaço
Do ar entre as nuvens 'scassas.
Indiferente a mim e eu a ela,
A natureza deste dia calmo
Furta pouco ao meu senso
De se esvair o tempo.
Só uma vaga pena inconsequente
Pára um momento à porta da minha alma
E após fitar-me um pouco
Passa, a sorrir de nada.


Ricardo Reis, in "Odes"

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial