Os Lugares de Hopper
Ao ler o post de Jaime Nogueira Pinto sobre Edward Hopper, especialmente a sua observação de que a pintura deste artista é ao mesmo tempo realista e metafísica, lembrei-me de dois livros que vão precisamente ao encontro dessa apreciação. Como acontece com esses dois conceitos (realismo e transcendência) na pintura de Hopper, estes dois livros complementam-se, e põem em evidência a completude (desculpem a palavra, mas existe) da obra deste pintor, ou como lhe chama o pintor espanhol António López, a sua "entereza". Os dois livros são muito claros quanto à chave escolhida para aceder à obra de Hopper. Os seus títulos são autênticos letreiros a apontar um caminho (embora nenhum deles reclame a propriedade do solo sobre o qual o trilham). Hopper's Places é uma espécie de "foto-monografia". A autora, Gail Levin, fez uma recolha (que está em constante renovação) de fotografias de locais que serviram de modelo a Hopper para os seus quadros, e colocou-as ao lado das respectivas pinturas (A imagem mostrada acima foi retirada deste livro).
Hopper and the American Imagination é uma colecção de contos de ficção de vários autores americanos (Paul Auster, Walter Mosley, Norman Mailer, James Salter, entre outros) de alguma maneira inspirados na pintura de Hopper, e que como diz David A. Ross na sua introdução, procura dar testemunho do contributo deste artista para a construção "dessa coisa efémera" a que convencionalmente se chama "o imaginário americano". O livro foi publicado pelo Whitney Museum of American Art, concebido como uma extensão da exposição retrospectiva que este museu dedicou ao pintor. Curiosamente, a colecção abre com um ensaio sobre Hopper escrito por Gail Levin.
Hopper's Places
Gail Levin,
University of California Press, 1998 (2ª ed.)
Hopper and the American Imagination
Julie Grau (ed.),
Norton/Whitney, New York, 1995 (1ª ed.)
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