domingo, abril 01, 2007

SUNDAY WALKS-SUGGESTIONS

Davam grandes passeios aos domingos é o título de um romance de José Régio(1941) que me ficou na memória, e hoje voltou à superfície. Pensei em lugares para "grandes passeios" dominicais:deixo aqui esta sugestão tropical-Nassau(Bahamas) de Winslow Homer.

1 Comentários:

Blogger Mário Casa Nova Martins disse...

«Davam Grandes Passeios aos Domingos» é o título do “primeiro retrato simpático de rapariga”, segundo a Dedicatória do Autor “À boa Amiga a quem mentalmente” tal prometera.
Também é a única «História de Mulheres» passada em Portalegre, tal como é o único romance passado nesta cidade do Alto Alentejo.
Se o retrato de Rosa Maria é “simpático”, o mesmo já não se pode dizer de Portalegre e da sua burguesia. Também não é simpática a imagem que fica da tia de Rosa Maria, a tia Vitória que a acolhe em sua casa depois da morte da mãe. Mais simpático é Fernando, o primo porque se vai apaixonar, uma paixão impossível.
Régio, que ao tempo vivia numa pensão de média burguesia, caricatura o ambiente de Portalegre dos finais de trinta do século passado, trazendo episódios verídicos, como convém.
Romance “maldito”, é raro ser referenciado na obra de Régio, para o que também contribuiu o facto de ter sido incluído na 3.ª edição da «Histórias de Mulheres».
O nome do dito romance surge num contexto diametralmente oposto ao do livro, se bem que se percebe que ele apenas serve como ligação ao título do postal no «O Futuro Presente».
O quadro «Nassau (Bahamas)» de Winslow Homer, é o de uma bela paisagem, o contrário da vida de Rosa Maria em Portalegre, em que o mar era as suas lágrimas, que secava rapidamente para que não fossem vistas, e o horizonte a planície que da serra se avistava para sul, não a outra margem onde o farol indica o caminho da felicidade, coisa que nunca teve em Portalegre.

segunda-feira, abril 02, 2007 6:09:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial