AEROPORTO '07
Não querendo ser menos que o resto dos nossos concidadãos aqui fica um contributo para o debate nacional sobre o novo aeroporto internacional, já conhecido por "debate sobre a Ota" ("Ota" já se transformou em sinónimo de "novo aeroporto internacional português", como "Kodak" chegou a ser usado como sinónimo de máquina fotográfica ou"em technicolor" de filme a cores, porque durante muito tempo parecia que não havia alternativa).
Ainda não vi ninguém referir que em Londres foi construido há uns bons anos em plena cidade (num aterro das docas) um aeroporto que começou por ser de uso limitado e se tem desenvolvido e vai continuar a desenvolver-se a grandes passos; é um aeroporto de propriedade privada que no princípio só podia receber aviões de pequeno porte e hoje já recebe carreiras regulares com aparelhos de médio porte, para gente que viaja entre a City e várias cidades europeias, usado por milhões de passageiros. Quem quiser mais informação sobre o London City Airport pode visitar o site do mesmo. O Mayor de Londres, ao contrário do Dr. António Costa, não acha que essa "Portela" de Londres deva ser desactivada ou desencorajada por causa dos perigos, incómodos ou outros hipotéticos impactos ambientais para a população da cidade, antes pelo contrário, o que só se explica porque Londres precisa mais de visitantes e de negócios do que Lisboa, cuja pujança é a admiração do mundo civilizado. A "Portela" de Londres não tem investimento público, nem precisa: o segundo dono comprou o City Airport há uns anos por umas dezenas de milhões de libras e vendeu-o o ano passado a um consórcio internacional por um considerável número de centenas de milhões.
Ainda não vi ninguém referir que em Londres foi construido há uns bons anos em plena cidade (num aterro das docas) um aeroporto que começou por ser de uso limitado e se tem desenvolvido e vai continuar a desenvolver-se a grandes passos; é um aeroporto de propriedade privada que no princípio só podia receber aviões de pequeno porte e hoje já recebe carreiras regulares com aparelhos de médio porte, para gente que viaja entre a City e várias cidades europeias, usado por milhões de passageiros. Quem quiser mais informação sobre o London City Airport pode visitar o site do mesmo. O Mayor de Londres, ao contrário do Dr. António Costa, não acha que essa "Portela" de Londres deva ser desactivada ou desencorajada por causa dos perigos, incómodos ou outros hipotéticos impactos ambientais para a população da cidade, antes pelo contrário, o que só se explica porque Londres precisa mais de visitantes e de negócios do que Lisboa, cuja pujança é a admiração do mundo civilizado. A "Portela" de Londres não tem investimento público, nem precisa: o segundo dono comprou o City Airport há uns anos por umas dezenas de milhões de libras e vendeu-o o ano passado a um consórcio internacional por um considerável número de centenas de milhões.
3 Comentários:
Não se esqueça de Xerox! No Brasil durante décadas não existiu outra marca de fotocopiadoras que não fosse a dita Xerox.
Assim no Brasil, o termo fotocópia não existe. Apenas xerox!
J.
Este comentário foi removido pelo autor.
Obrigado. E há mais exemplos deste fenómeno. Quanto à Xerox, nos próprios Estados Unidos de origem também se usa "xerox" por fotocópia e o verbo "to xerox" por fotocopiar.
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