VARSÓVIA 1920
Já falámos aqui na Futuro Presente, várias vezes, da epopeia da resistência polaca ao avanço comunista. Esta teve episódios marcantes e muito famosos no passado recente com as revoltas populares de Lech Walesa e dos trabalhadores dos estaleiros de Gdansk, com o papel da Igreja na resistência popular ou com a forma pacífica como lidou com a queda do Muro e a libertação do país.
Adam Zamoyski, num recente livro publicado em Londres pela Harper Collins, Warsow 1920. Lenin's failed conquest of Europe, trata justamente de combater o esquecimento a que está votada esta batalha épica que aconteceu no Verão de 1920, às portas de Varsóvia. De facto, "o milagre do Vístula", como ficou conhecida, foi uma batalha que evitou o domínio da Alemanha pela União Soviética e a futura marcha das tropas comunistas sobre todo o continente. Foi obra de muitos patriotas polacos, de lanceiros e de cossacos que, sob a liderança de Pilsudski, derrotaram as ondas de carros blindados que se abateram sobre o país. O livro de Zamoyski, de agradável leitura, é ainda completado por uma série de interessantíssimas e originais fotografias que nos trazem ao conhecimento a cara destes heróis, verdadeiros heróis europeus.
Igualmente, já por diversas vezes referimos a menos conhecida resistência dos polacos às tentativas de Lenin de dominação do país e de conquista da Europa. Trata-se de um momento decisivo da nossa história e que temos tendência a esquecer. A primeira vez que as tropas comunistas foram vencidas militarmente.

0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial