terça-feira, outubro 24, 2006

Lido: SAS Na caça ao Tesouro



Leio os últimos "Malkos SAS", comprados no relais do Charles de Gaulle: Le trésor de Saddam - em dois volumes. É sempre a mesma receita: sobre um tema actual de política internacional, terrorismo, ou espionagem, há uma história de cover action em que o Príncipe Malko Linge, "contratado" da CIA, resolve ou tenta resolver, um problema complicado e difícil para o governo americano. Le trésor de Saddam assim é: estão em causa os mil milhões de dólares que Saddam Hussein teria retirado do Banco Central Iraquiano, nas vésperas da guerra e do ataque americano; e posto a salvo, em grande sigilo.

Anos depois - agora - esses milhões serviriam de caixa-forte para financiar a guerrilha sunita contra os americanos no Iraque.

Malko parte à descoberta do "tesouro", da Moldávia até Londres e depois no Líbano e na Síria. Gérard de Villiers põe sempre aos seus livros uma dose de aventura, de acção, de violência e de sexo, e um certo "clima" das cidades e dos lugares. E, para thrillers populares, um lado de Realpolitik que contrasta com as visões legalístico-boazinhas, em "bons" e "maus", a que estamos habituados..

Literatura B, pulp-fiction, mas divertida.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Olá!
Isto não é propriamente um comment mas antes um pedido de informação. O meu nome é Elisabete Moreira e sou estudante do 4º ano do curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial. Neste momento, tenho de realizar um trabalho que envolve o autor Vladimir Volkoff, nome que, até agora, desconhecia. Numa pesquisa "sofrida" pela internet encontrei o vosso blog e foi-me evidente o interesse pelo autor, nomeadamente por parte do Bernardo Calheiros. Gostaria de saber se poderiam dar-me alguma ajuda, documental ou mesmo fontes de pesquisa, sobre autor e mais concretamente sobre o seu interesse pela questão da Informação/desinformação, bastante patentes nas suas obras "Pequena história da desinformação" e "Desinformação, arte de guerra". Peço, desde já, desculpa pela ousadia. O meu e-mail é e_moreira@sapo.pt. Qualquer informação será sempre uma grande ajuda. Obrigada, E.M.

terça-feira, outubro 24, 2006 6:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial