terça-feira, novembro 28, 2006

Figuras Ilustres: o General Silveira (1)

Em Portugal não há muito o culto dos heróis e é pena. Há, assim, figuras gradas da nossa História que acabam por passar algo despercebidas. Lembrámo-nos, portanto, de fazer aqui alguns breves apontamentos sobre várias delas. Por vezes, falaremos até nalgumas personalidades estrangeiras mas que, de alguma forma, estiveram ligadas a Portugal ou à nossa família, de sangue ou de pensamento.

Para iniciarmos esta secção do nosso blog, escolhemos o Marechal Francisco da Silveira Pinto da Fonseca ou, como ficou conhecido, o General Silveira, o heróico defensor da ponte de Amarante e um dos primeiros oficiais a derrotar as tropas de Napoleão.

A sua figura merece estudo acrescido por diversas razões, entre elas o facto de ter sido um dos precursores da guerra de guerrilhas, através da utilização que fez das milícias e das tropas irregulares portuguesas contra os ordenados soldados franceses.

A sua intervenção nas campanhas do Norte de Portugal, contra as tropas do Marechal Soult, não se limitou contudo à já referida resistência em Amarante, mas assumiu-se também como um factor importante para o início da derrocada de Napoleão, tendo continuado por terras de Espanha, junto das forças inglesas. Um exemplo de Oficial e de Português que urge lembrar às novas gerações.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial