segunda-feira, novembro 20, 2006

Nostalgias 16: Youssupov, conspirador.

Nas crónicas do não sucedido, há o não sucedido útil e o não sucedido inútil. A morte de Raspoutine, nas vésperas da Revolução de Fevereiro, aproveitou pouco à Rússia .
Mas de qualquer modo têm mérito os conspiradores patriotas que decidiram pôr termo a criatura tão sinistra. O mais famoso foi o príncipe Félix Youssupov, parente da família imperial, sobrevivente da Revolução (saiu da Rússia nos princípios de 1919) refugiado em Paris, mas com recursos - salvou uma fortuna em jóias - e que ainda há pouco foi aqui, na Blogosfera nacional, lembrado no Je Maintiendrai.

P.S.Pensando mais realisticamente, não sei se uma paz separada com a Alemanha, que era um dos pontos da agenda de Raspoutine, não nos teria poupado a revolução bolchevique e todas as desgraças daí derivadas...

2 Comentários:

Blogger CN disse...

Li num site de história americano (creio que o Historical News Network) que uma descoberta recente levantava como possível que a morte de Rasputine seria da responsabiildade dos serviços secretos ingleses.

È um pena estes "detalhes" não serem mais discutidos.

Também tanto quanto sei, Rasputine era já contra a declaração de guerra pelo Czar.

Parece que quando o tentava prevenir e demover nos 2/3 dias chave, focou enfermo com febres altas, etc.

segunda-feira, novembro 20, 2006 11:54:00 da manhã  
Blogger CN disse...

Não só poderia ter poupado a revolução, como provávelmente teria poupado a Europa à substituição das monarquias por repúblicas fascistas e à maldição de Versailles.

Mas aqui, deve ser apontada a culpa a Woodrow Wilson (o primeiro internacionalista idealista?), que insistiu que a Rússia continuasse a Guerra, financiando ainda Kerensky, e mais tarde a insistência na queda do Kaiser e satisfação irresponsável pela queda e desmembramento dos Habsburgos.

segunda-feira, novembro 20, 2006 11:59:00 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial