sábado, abril 14, 2007

ADIEU MON AMI - A SHORT MEMOIR OF JACQUES JONET

Jacques Jonet (à esquerda na foto) morreu há uma semana, 8 de Abril, Domingo de Páscoa da Ressurreição. Tinha estado com ele pouco antes, no fim de semana de 23-25 de Março, em Bendern , no Liechenstein; nesse fim de semana tinha-se sentido mal e tivera de ser hospitalizado. Já fora à reunião de cadeira de rodas, como se pressentisse que não ia durar muito e quisesse despedir-de alguns amigos de toda a vida.
Conheciamo-nos há quase 30 anos, e entre o"Clube"de Vaduz, "Le Cerle "e as vindas dele a Lisboa (raras) e minhas a Bruxelas (mais frequentes) devemos ter estado cerca de 100 vezes ao longo destes anos e em quatro continentes.Tempo e espaço para fazer uma amizade, que se estendeu à Zèzinha e à Martine. O Jacques tinha 2 metros macissos; eu não chego (para minha pena, mas habituei-me e fui dando para o gasto) ao 1,70mts. Como nos dávamos muito e pensávamos parecido, c'était le "Grand Belge" et "le petit portugais"-uma dupla com alguma capacidade de reflexão e reacção.
O Jacques era há muitos anos PDG das Éditons du Lombard, de Bruxelas uma referência da banda desenhada. Mas era e foi nessa condição e acção que o conheci um combatente e militante dos valores católicos, conservadores - ou melhor tradicionalistas - anticomunistas, etc.,etc. Fizemos juntos algumas "guerras"da Guerra Fria (éramos amigos de um importante "routier" desse período, Brian Crozier) e ainda tentámos encontrar outras sinergias, por exemplo "africanas". O Jacques era coerente, corajoso, religioso, com um grande sentido de humor e da Amizade. Os seus códigos de vida tinham muito a ver com as regras da Cavalaria; da Cavalaria à séria - ser fiel a Deus, combater o bom combate, defender os fracos, pôr no lugar os soberbos e outras espécies de malfeitores. Não são costumes muito populares hoje em dia, mas ele não se incomodava muito com isso.
Eu também não.Deus o receba e o ressuscite no dia da Última Páscoa.P.N.A.M.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial