quinta-feira, setembro 06, 2007

"O MESTRE E MARGARIDA" - RETROSPECTIVA

Agora que o "trailer" do filme (ver mais abaixo) realizado a partir do romance de Bulgakov se tem mantido ao alcance dos nossos leitores, reproduzo abaixo os textos de duas das tentativas do Jaime para partilhar connosco essa sua descoberta. Consegui recuperá-los e aqui vão - em homenagem à persistência do Jaime e ao romance:

O MESTRE E MARGARIDA: BULGAKOV EM FILME
Com grande excitação - naturalmente não devia - descobri esta versão em imagens (filme, série de TV, teatro filmado, ainda não pude averiguar...) do grande romance do Bulgakov. Apresso-me a partilhá-la. Depois falaremos mais sobre o assunto.

O MESTRE E MARGARIDA II
Bem, estou a descobrir mais trechos do grande romance de Bulgakov, em filme. Desde que o li há muitos anos, tenho-o feito ler a muita gente. O Bulgakov é um grande escritor, com um daqueles sentidos "metafísicos" da Literatura. O Prof. Jorge Borges de Macedo, que gostava muito deste romance, comentava esta situação chave do princípio, do Diabo em Moscovo, em plena euforia do triunfo dos Bolcheviques:" Veja, é o Mal absoluto, visitando o mal relativo. E este - os comunas" - dizia Macedo, com a sua sempre presente combatividade e ausência de correcção política - "não acreditam nele, obrigando-o a uma série de manifestações paranormais, que os deixam indiferentes! Os grandes burros, sempre a darem explicações científicas..."Hoje deixo estas imagens que os que leram o livro entendem. Os que não leram,são uns sortudos, pois podem lê-lo pela primeira vez...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial