sexta-feira, fevereiro 22, 2008

QUE FITA VAI HOJE? - OITAVO DIA (SEM CONTAR COM DOIS DE INTERVALO)

Confesso que me passou desapercebida a exibição à uma da manhã de hoje de The Sheepman (1958, amanhã dou o título em português), um filme do prolífico George Marshall, que morreu em 1975, com 84 anos (quantos filmes - numa carreira que foi de 1917 a 1969 ?). É um muito bem sucedido western em tom de comédia, com Glenn Ford (e Shirley Mac Laine), que o crítico David Thomson muito justamente destaca como um dos seus filmes "mais cativantes e característicos". Marshall, entre muitas outras coisas, dirigiu o primeiro filme da parelha Dean Martin-Jerry Lewis. Se aparecer outra vez não o percam. Tarde demais, também: o Hollywood deu esta tarde o relativamente recente e "agradável" Almost Famous, um filme auto-biográfico de Cameron Crowe (Quase Famosos, 2000), um realizador não excessivamente notável mas simpático e cinéfilo: publicou um bom livro sobre o grande Billy Wilder (Quanto mais Quente Melhor, Sunset Boulevard, Double Indemnity e por aí fora).
A noite de hoje não é famosa, a propósito, mas merece pelo menos uma ou duas notas: o TCM passa dois filmes (um já vai a meio, peço desculpa) de Richard Brooks, Sweet Bird of Youth (O doce pássaro da juventude, 1962, 20.00 horas), com Paul Newman, uma adaptação de uma peça de Tennesse Williams, um dramaturgo cujo contributo para o cinema americano do pós-guerra longo é fundamental, e Take the High Ground (1953), muito de madrugada (03.20)um filme da guerra da Coreia, que foi um dos primeiros do realizador. Um bocadinho mais cedo, também no TCM (o1.20) pode ver-se The Loved One, uma adaptação do romance de Evelyn Waugh, dirigida por Tony Richardson: dois ingleses de quem tornaremos a falar, que bem merecem, embora neste caso nenhum deles esteja no seu melhor.
Não me demoro mais. Só um aviso, Amanhã à tarde (Hollywood, 17.00), há mais uma exibição de A Vida é um Jogo, de Robert Rossen (outra vez Paul Newman, além de George C. Scott), em inglês The Hustler (1961).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial