domingo, junho 18, 2006

American Vertigo

No próximo número do "Futuro Presente", entre outros muitos assuntos, falaremos um pouco da América e da mais recente obra de Bernard-Henry Lévy, um autor que, decididamente, não está entre os nossos preferidos.

Contudo, o seu último livro, American Vertigo, resulta num exercíco interessantíssimo e muito oportuno, ao reeditar, mais de um século e meio depois, a célebre viagem de Alexis de Tocqueville, de que resultaria o clássico "Da democracia na América".

Particularmente interessantes são os capítulos dedicados à "direita" americana e, nomeadamente, aos meios neoconservadores, que considera estarem hoje na vanguarda do debate político e intelectual, com uma produção consideravelmente mais rica e consistente que a da esquerda americana. Diversas outras reflexões, que contrariam os postulados do politicamente correcto a que nos tinha habituado, valeram-lhe já amplas críticas, nomeadamente dos seus correligionários da esquerda internacional.

Mesmo que não partilhemos uma parte importante das suas conclusões, trata-se de uma obra inesperada e que vem dar um contributo importante para o debate actual sobre os EUA.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial