quarta-feira, novembro 29, 2006

FIGURAS ILUSTRES: D. FREI MANUEL PINTO DA FONSECA (2)

Nascido em 1681, em Lamego, D. Manuel Pinto da Fonseca foi um dos mais destacados Grão-Mestres da Ordem de Malta, tendo governado a ilha durante 32 anos (1741-1773). Ao longo do seu reinado, viu ser-lhe atribuído o título de Príncipe, tendo também, numa época marcada pelo absolutismo, tomado a decisão histórica de fechar a coroa dos Grão-Mestres e cunhar moeda com a sua efígie.

A sua acção como soberano de Malta ficou marcada por diversos episódios importantes, de entre os quais se destacam a vitória sobre os exércitos de Mahomet V e a valorização cultural e arquitectónica da ilha.

Frei Manuel Pinto da Fonseca é, ainda hoje, uma referência incontornável de Malta, sendo o seu túmulo, considerado um dos mais belos do mundo, um destino obrigatório do turismo local. Refira-se, por último, que existiram, antes dele, três outros Grão-Mestres portugueses: D. Frei Afonso de Portugal (1202-1206), D. Frei Luiz Mendes de Vasconcelos (1622-1623) e D. Frei António Manuel de Vilhena (1722-1736).

1 Comentários:

Blogger Pam van Holthe tot Echten disse...

Hello Good Evening,
I am a book history researcher in the Netherlands. Recently I found a book with a armorial binding. The coat of arms on the binding has five moon crescents in it. Do you know if Manual Pinto da Fonseca had a library with armorial bindings?
I could mail you a picture of the binding.
Hope to hear from you.

Pam van Holthe
Amsterdam
The Netherlands

sábado, novembro 20, 2010 10:16:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial