quarta-feira, março 29, 2006

Errata

Dirigida ao Jaime Nogueira Pinto, recebemos a seguinte carta do Prof. Dr. André Gonçalves Pereira:

"Li com muito interesse o seu artigo sobre o Carl Schmitt e muito se poderia também discutir sobre este pensador que sempre me interessou muito. Mas hoje escrevo-lhe apenas para chamar a sua atenção oara um pequeno pormenor, que não tem grande importância mas está inexacto.
Logo no primeiro parágrafo diz que Schmitt nasceu em 1888 "ano em que Guilherme II sucedeu ao pai, o Kaiser de Bismarck e o fundador do II Reich, Guilherme I".
Ora a Guilherme I sucedeu em 1888, seu filho Frederico III. Este, doente de cancro, só reinou 98 dias, sucedendo-lhe então seu filho Guilherme II, que era neto e não filho de Guillherme I.
Como pode calcular, só lhe faço este pequeno reparo para que possa apreciar a atenção com que o leio."
Agradecemos e registamos esta correcção do nosso ilustre leitor. Um dos nossos colaboradores, Roberto de Moraes, que também nos tinha chamado a atenção para este lapso, escreveu uma nota sobre Frederico III, o seu breve reinado (que foi de 99 dias e não de 98, conforme nos indica R. de M.) e como a História podia talvez ter sido diferente se este esquecido Imperador tivesse tido melhor saúde (às vezes a chamada história contra-factual ou virtual é um exercício interessante). Sairá no nosso número 61.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial