Dois portugueses grandes
Vou hoje falar de dois, como símbolos:
Alberto Franco Nogueira: conheci-o em 1969, na altura em que ele tinha saído do MNE e eu acabara de fundar a Política, uma revista que procurava não "continuar o salazarismo para além de Salazar" - quem tentou fazê-lo e fracassou foi o Prof. Marcelo Caetano - mas constituir uma alternativa "cultural" à direita e defender o conceito de nação euro-africana. Franco Nogueira era um homem que vinha da esquerda liberal e do nacionalismo republicano, quase jacobino. Eu era um "nacionalista-revolucionário", que tinha por heróis o José António (que como "castelhano", não caía bem a FN) o Denoix de Saint-Marc (o comandante da 1ª REP, que fizera o putsch em Argel para dar a cidade aos generais da Algérie Française, que não sabiam o que lhe fazer) e mais uma galeria de referências politicamente muito incorrectas, nesse tempo e agora.
Ao longo dos anos, até à sua morte, construímos, consolidámos e vivemos uma amizade forte; Franco Nogueira era de uma grande honestidade e lealdade, simples, com sense of humour, mas de um realismo tão apaixonado, que às vezes deixava de lado o "acaso" e o "factor humano", elementos tão realisticamente essenciais na política e na vida. Dedicou os seus últimos anos a biografar Salazar e o seu último livro a convencer os portugueses de que a Independência é o bem maior de uma Nação.
Era mesmo assim. Dei-me muito com ele, nesse início dos anos 70, quando o Ultramar estava a entrar em grande crise e grande risco. A relação de Jardim com o Governo de Lisboa tinha mudado a partir de Marcelo Caetano; procurou uma saída para Moçambique, que se traduzia numa solução que levasse à paz e à reconciliação das comunidades. Procurou soluções novas num tempo que já era curto para elas. Tinha, como todos os personagens de excepção, grandes sonhos. Maiores que a realidade e até que a razão. Mas o mundo seria muito mais pobre sem gente assim.
Morreram há muito: Jorge Jardim em 1980, Franco Nogueira em 1994. Fazem falta, fazem-me falta, mas tenho um grande orgulho de ter sido seu Amigo por tantos anos e ter aprendido muito com eles.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial