segunda-feira, janeiro 29, 2007

Tomaz de Figueiredo

Se há uma obra que posso afirmar, sem hesitar, que está entre as minhas favoritas é A Toca do Lobo de Tomaz de Figueiredo. Em primeiro lugar pelo bem que escreve o autor, mas também pela riqueza do personagem principal, Diogo Coutinho, pelas suas memórias, pelo sentimento que perpassa em cada uma destas páginas que se devoram com um prazer crescente. Infelizmente, trata-se de uma obra que está relativamente esquecida, sobretudo junto das novas gerações, e que é muito difícil de encontrar nas nossas livrarias. Isto, apesar de ter sido recentemente reeditada pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda.

Mas, como afirmou João Bigotte Chorão, esta obra, pela sua qualidade, pela popularidade que a rodeia, "condena a um injusto esquecimento livros de não pequeno mérito". É que, para além de A Toca do Lobo, Tomaz de Figueiredo escreveu muitos outros livros de grande qualidade, marcados pelo mesmo estilo e pelo mesmo encanto destas tradições tão portuguesas. Aliás, sinal disso mesmo é que, muito embora a INCM esteja a reeditar a sua obra completa, numa iniciativa da maior importância cultural, pouco se tem falado dos livros que vão saindo. Não se vêem nas montras e são raras as recensões. Refira-se, assim, que na colecção "Biblioteca de Autores Portugueses", acaba de sair mais um volume, desta feita Monólogo em Elsenor. Ciclo de Romances, vol. II - Túnica de Nesso - Memorial de Ariel.

2 Comentários:

Blogger cristina ribeiro disse...

Fez com que me tivesse interessado pela obra deste autor,nascido no meu Distrito mas de quem nunca ouvira falar,sequer,de tal modo que já telefonei para a livraria que frequento,a encomendá-la.

terça-feira, janeiro 30, 2007 1:17:00 da tarde  
Blogger Bernardo Calheiros disse...

Fico muito contente com isso. Verá que não fica desiludida. Aconselho, em primeiro lugar, "A Toca do Lobo".

terça-feira, janeiro 30, 2007 2:03:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial