sexta-feira, maio 16, 2008

O MOVIMENTO CONSERVADOR AMERICANO

A política americana desperta natural interesse em todos os cantos do mundo. Particularmente nos últimos tempos, seja para criticar a política do Presidente Bush, seja para comentar as eleições ou prever o futuro. O mundo está cheio de especialistas sobre os EUA e, no entanto, conhece-se muito melhor um dos lados do espectro político. De facto, é quase certo que, quando ouvirmos falar do Partido Republicano ou do movimento conservador do outro lado do Atlântico, ouviremos falar do neoconservadorismo. E, no entanto, este é uma forma particularmente atípica dentro do movimento conservador americano, já que nasce pela mão de intelectuais vindos da esquerda (e até da extrema-esquerda), é idealista, wilsoniano e não particularmente liberal em economia. Contrariamente, a tradição conservadora é ali basicamente realista, isolacionista, cristã e muito liberal no sentido europeu do termo.
Talvez pelo que antecede e numa altura em que o candidato republicano, John MacCain, volta a ser apontado como um possível vencedor das eleições, se torne importante o aparecimento de livros como Upstream. The Ascendance of American Conservatism, de Alfred S. Regnery (Threshold Editions). O autor, que é assumidamente conservador, editor da The American Spectator e antigo proprietário de uma das principais casas editoras da direita americana, dá-nos aqui a oportunidade de perceber como aparece e se desenvolve o conservadorismo americano, as diversas tendências - os libertários, os anti-comunistas e os tradicionalistas (e ainda a direita cristã e os neoconservadores)- e os vários momentos, a ascenção com Barry Goldwater, o apogeu com Ronald Reagan, a fase descendente com Bush pai e filho.
A leitura deste livro é interessante do princípio ao fim, embora não seja particularmente exaustivo no que se refere a publicações e think tanks (falta, por exemplo, uma boa análise sobre a Heritage Foundation). É, pois, uma obra muito oportuna e que deveria ser lida e estudada, sobretudo deste lado do oceano.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial