Para ler:
Na edição do Spectator (www.spectator.co.uk) de 14 de Outubro, um artigo de Rian Malan (um dos mais famosos escritores Afrikaner anti-apartheid dos anos 70-80, autor de My Traitor's Heart) sobre a situação na África do Sul. Título (edificante): "South Africa's future will not be civil war but sad decay".Número especial de Le Magazine Litéraire (www.magazine-littéraire.com) sobre o tema do nihilismo, "Le nihillisme - la tentation du néant de Diogène à Michel Houellebecq". Trata-se de um número de "divulgação" com outros ensaios sobre grandes "nihilistas" ou aparentados, dos "clássicos" Sade e Nietzsche, aos modernos Ionesco e Beckett e ao muito contemporâneo Michel Houellebecq.
A biografia de Dean Acheson, Dean Acheson: A Life in the Cold War, de Robert L. Beisner, (Oxford University Press, 768 pp. 35 $US dólares). Acheson foi, com George Kennan e Truman o arquitecto da política de contenção norte-americana, no pós Segunda Guerra Mundial. Kennan foi o cérebro inspirador - com o famoso "longo telegrama de Moscovo" e Truman o decisor; mas entre o estratega conceptual e o poder, mediou o Secretário de Estado.Acheson era um político vindo do establishment, da Costa Leste, advogado, rico, sempre bem vestido, com grande capacidade de relações públicas. Tinha andado pela Administração Roosevelt, como Sub-Secretário do Tesouro, mas contrariou uma decisão do Presidente que o demitiu acto contínuo.
Quando voltou ao Governo, com Truman, um self-made man, que também por não vir do establishment, nunca achou a Estaline a graça que lhe achava F.D. Roosevelt, Acheson cultivou cautelosamente a relação entre os dois. Na polémica "que fazer com os Soviéticos" de 1945-46, começou por alinhar com os doves; mas a tentativa de Estaline de se apoderar dos estreitos da Turquia decidiu-o. E foi ele o inspirador da política de contenção, a partir de 1947. Um fait-divers: Kennan é o autor da célebre expressão "He is a son of a bitch, but he is our son of a bitch". A circunstância foi a disc

0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial