quinta-feira, novembro 30, 2006

FIGURAS ILUSTRES (3): D. ANTÃO VAZ DE ALMADA

Na véspera de mais uma comemoração do 1º de Dezembro, como sempre com a cerimónia mais visível nos Restauradores, patrocinada pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a figura histórica que obrigatoriamente temos de referir é a desse grande português que foi D. Antão Vaz de Almada.

Nascido em 1543, D. Antão de Almada foi um dos vultos mais importantes da revolução do 1º de Dezembro de 1640, altura em que abrigou no seu palácio ao Rossio cerca de quarenta conjurados que nos libertariam da tirania filipina - entre eles D. Miguel de Almeida, João Pinto Ribeiro, Pêro de Mendonça e Francisco de Melo. Após o triunfo do partido português, o ilustre fidalgo viria ainda a ser nomeado para uma importante missão, como Embaixador em Londres, conseguindo assinar com Carlos I um tratado que levaria ao reconhecimento da soberania portuguesa e de D. João IV. Faleceu em 1644, já em Lisboa. A sua residência ficou justamente conhecida como Palácio da Independência, tendo sido sede da Mocidade Portuguesa e, hoje, da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

A casa principal da família Almada é, hoje em dia, o Paço de Lanheses, em Ponte de Lima.

3 Comentários:

Blogger Bernardo Calheiros disse...

Agradeço muito o seu comentário. De facto, houve uma "gralha". A data do nascimento de D. Antão de Almada foi 1573 e não 1543.

quarta-feira, dezembro 06, 2006 12:24:00 da tarde  
Blogger Lourenço de Almada disse...

Caro Bernardo. Embora a "tarde e má hora, mas como "mais vale tarde do que nunca", vai aqui o meu modesto agradecimento por esta bem estruturada referencia à figura deste Grande Português a nós muito cara. Um gd abraço de saudades. Lourenço

quarta-feira, maio 05, 2010 8:18:00 da manhã  
Blogger Juvenal Nunes disse...

Numa altura em que se vão perdendo referências históricas a factos relevantes da nossa história é importante realçar figuras históricas que tornaram mais alta a nossa história.

sábado, dezembro 03, 2011 12:31:00 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial