terça-feira, janeiro 30, 2007

Figuras Ilustres (5): D. Nuno Álvares Pereira

O concurso sobre os grandes portugueses, que tanto tem entusiasmado a opinião pública, tem estado, decididamente, muito mais centrado nas figuras deste século. São elas que geram polémica, que agitam as consciências, que despertam as paixões.

Nesta última selecção dos dez maiores, se me parece evidente a inclusão de Salazar e de D. Afonso Henriques, também me parece bastante injusto que nos tenhamos esquecido de uma figura tão importante para a nossa História como foi a de D. Nuno Álvares Pereira. Não só o herói mas também o monge.

Se há figura que me habituei a respeitar, desde os bancos da escola, foi a deste soldado e Santo que nos defendeu de Castela, que garantiu a nossa independência. Mas, mesmo quando lutou por Portugal, lutou também pela Fé, já que, como nos lembra Pinharanda Gomes no prefácio à biografia de Nun'Álvares do António Maria Pinheiro Torres, "(ele) guerreou a favor da inconsútil unidade da Igreja Católica, uma vez que, tendo Castela optado pela obediência ao anti-Papa de Avinhão, a entrega do Reino à Coroa de Castela poria Portugal na situação de Cisma."

D. Nuno Álvares Pereira/Frei Nuno de Santa Maria podem não estar entre os seleccionados pelo concurso televisivo, mas têm certamente um lugar de primeiríssimo plano entre os maiores portugueses de sempre.

2 Comentários:

Blogger cristina ribeiro disse...

Tendo votado,hoje mesmo,em D.Afonso Henriques,reconhecendo,embora,grandeza,indesmentível,noutros dos 10 "finalistas",subscrevo tudo quanto diz sobre a injustiça feita à memória do Condestável,esse Grande Português!

terça-feira, janeiro 30, 2007 8:11:00 da tarde  
Blogger Nuno Fernandes disse...

Acho que muita gente votou erradamente devido a um erro de interpretação. Existem figuras que marcaram a nossa historia (bem ou mal), e figuras que pelo seu mérito e genialidade ajudaram a este pais crescer, foram uma mais valia...
Mas polémicas à parte, gostaria mto de ler uma biografia sobre D.Nuno Alvares Pereira. Pode me ajudar?

obrigado
mail:nunofilipe82@gmail.com

sábado, março 24, 2007 12:02:00 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial